A EMPRESA

TECNOLOGIA

Buscando a melhoria contínua, a Companhia Industrial Cataguases tem investido em novas tecnologias e inovação. Com a aquisição de equipamentos de ponta, foram desenvolvidos novos processos de beneficiamento que proporcionam maiores possibilidades aos nossos produtos.

Aliando a tradição da Cataguases com a tecnologia mundial, esperamos superar a cada dia novos desafios e apresentar sempre a melhor qualidade.

Definição na riqueza dos detalhes e com uma gama variada de cores é o que nossas estampas proporcionam produzidas na mais alta tecnologia em impressão digital. Com processo menos poluente, consumimos menos água, componentes químicos e o desperdício do produto final muito menor.

Fio flamê conquistou o mercado por sua semelhança dando efeito e visual de linho, fios que alternam trechos grossos e finos no avesso, provocando um bonito efeito, principalmente no cetim. Do francês flamme, que significa ‘chama’, designa um fio irregular, com partes mais grossas (a intervalos iguais ou diferentes), que lembram uma chama, originando tecido que apresenta texturas irregulares na sua superfície. Esse efeito é obtido tanto pelo efeito de fiação como de torção.

Nos fios de algodão mais nobres temos a tecnologia para gazear as fibras pelo processo de chamuscagem. A chamuscagem tem por finalidade a eliminação por queima das pontas de fibras celulósicas salientes (fibrilas), que permaneçam eriçadas na superfície do fio e no tecido, conferindo-lhe um aspecto desuniforme e menos regular, podendo apresentar um toque mais áspero e até afetar a regularidade dos tecidos estampados nos fundo chapados.

Com esta tecnologia, propiciamos ao tecido, um melhor aspecto visual, graças à uniformidade obtida, com um toque mais macio e a obtenção de um maior grau de brilho, pois a luz incidente apresenta uma reflexão mais regular.

Com a tecnologia de recobrir o fio de elastano com o nosso algodão, propiciamos ao nossos clientes um maior conforto, fruto da junção agradável do algodão com a elasticidade do elastano, que possui alta durabilidade e um excelente ajuste ao corpo.

O acabamento é feito através de processos físicos e químicos. O físico pode ser obtido através da força do ar que leva o tecido a se chocar com duas grelhas. Com o estreitamento do túnel de ar, é possível obter efeitos diferenciados como enrugado, craquelado, rústico, etc. Estes efeitos são evidenciados em tecidos que tenham fios especiais como os de super torção, armações diferenciadas e também com variações de títulos dos fios. Já o processo químico é responsável por agregar ao tecido a sensação de toque, leveza, caimento, corpo, maciez, suavidade, através da adição de produtos especiais ao Tumbler.

Nesse equipamento o processo envolvido é o físico.
A ação condicionada do conjunto de escovas de fibras de Carbono proporciona ao tecido toque semelhante ao de pele de pêssego.

O atrito sem peso dessas escovas não agride intensamente a fibra baixando a resistência do tecido como as demais escovadeiras, ela simplesmente evidencia os pelos promovendo maciez e toque característicos e especiais.

O processo desta máquina assim como a Escovadeira, também é físico.
O enobrecimento que o tecido recebe nessa máquina é caracterizado pela ação de rolos espremedores que promovem o brilho, maciez, lisura, suavidade e toque.

O grande diferencial desta máquina é poder trabalhar a quente produzindo acabamentos especiais e exclusivos, podendo variar passamentos e temperatura.

É importante ressaltar também que mesmo trabalhando a frio, promove um toque melhor e diferenciado em relação às máquinas encontradas hoje no mercado, devido à tecnologia de ponta e aos materiais utilizados em sua construção.

© 2016Cia Industrial Cataguases.Todos os direitos reservados