Apostando em inovações sustentáveis e canais digitais, empresa evolui junto a sociedade.
Por Rafael Rodrigues
O mês de junho começará totalmente focado em sustentabilidade, com a abertura da Semana do Meio Ambiente na Cataguases, onde a empresa mostrará em suas plataformas digitais, o empenho constante em crescer de forma responsável, minimizando os impactos ambientais em ações do dia a dia da Companhia.
Certificações
Logo na terça – feira, teremos a apresentação dos Selos sustentáveis, começando pelo selo Better Cotton Initiative (BCI), aplicado por uma organização internacional sem fins lucrativos que foca no cuidado e na valorização do cotonicultor e no melhoramento da produção ao redor do mundo. A Cataguases é certificada pela instituição desde 2018, mantendo atenção especial nas relações trabalhistas entre o produtor, fornecedor e a empresa em si, com foco em atividades regulares e justas para toda a cadeia produtiva.
O processo de certificação Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que incentiva a prática de cultivo orgânico e licenciamento da matéria prima, também será destaque na semana. Ele atende igualmente às exigências da BCI para a concessão da licença de comercialização.
Outra conquista a ser evidenciada é o certificado Oeko – Tex. Significa que os tecidos da Cataguases, em algodão e viscose, são livres de toxicidade e substâncias nocivas em toda produção, evitando qualquer tipo de mal e prejuízo a saúde para os clientes e meio ambiente. A comprovação é resultado de anos de trabalho com foco na sustentabilidade e investimento em qualidade em todos os nossos processos.
Ações sustentáveis
Também será mostrada a implementação dos Coletores Ecoeficientes e gerenciamento de resíduos, o chamado PGRS, devidamente organizado de acordo com o descarte, geração, transporte interno e externo, armazenamento e destinação ambientalmente correta.
O “Projeto Só Papel” será uma das ações apresentadas com o objetivo de firmar o compromisso da companhia em relação a reciclagem de 100% dos papéis utilizados, e consiste na organização da logística interna de envio dos papeis de escritório para fragmentação e reprocessamento.
O Programa de Descarte Zero de Produtos Químicos Perigosos (Zero Discharge of Hazardous Chemicals) ou ZDHC será exemplificado, sobretudo, em como é feito o monitoramento diariamente: através da plataforma Clean Chain. O intuito é evidenciar o preenchimento do inventário de produtos químicos livres de substâncias restritas, assim como explanar que a produção não utiliza substâncias restritas e assegurar o processo de tratamento dos efluentes, com testes externos e internos.
Responsabilidade social e mídias digitais
A semana continua com um tour pelos processos sustentáveis na Cataguases, além do projeto de replantio de árvores na calçada em frente a empresa. Também haverão ações de conscientização relacionadas a economia diária, colaborativa e de reaproveitamento de água e outros recursos.
A companhia fará a cobertura completa do evento para mostrar à cidade todas as ações dos setores em reduzir poluentes, descarte irregular e a forte ligação com a flora municipal, trazendo com isso um convite para a comunidade fazer parte desse movimento.
A Cataguases aposta nessa data para fornecer informação e incentivar práticas benéficas à natureza para seus funcionários, parceiros e a comunidade em geral, contribuindo para um espaço mais saudável e em sintonia com a natureza.