Conheça a história da estampa ‘Poá’
Por: Gustavo Lacerda
Poás, petit-pois, polka dots ou mais popularmente conhecidas: bolinhas.
O poá se tornou ícone da moda da década de 50 e tem forte ligação com as pin-ups.
Desde então esta estampa nunca saiu de moda e está presente não só no guarda-roupa feminino, mas também em acessórios, objetos decorativos, unhas e tem se estendido à moda masculina.
A ORIGEM DA ESTAMPA CLÁSSICA
Muito se fala sobre a origem desta estampa, porém, a história mais divulgada diz que as estampas de bolinhas foram inspiradas da dança polka (ou polca, em português), estilo musical trazido para a América pelos imigrantes do leste europeu, que dançavam em formatos circulares e que teriam em seu figurino grandes bolinhas estampadas, surgindo assim o termo polka dots, ou bolinhas, em inglês.

OS POÁS E A CULTURA POP
Há também quem atribua a fama da estampa ao produtor cinematográfico Walt Disney, que ao criar em 1928 a personagem Minnie Mouse, optou por criar seu figurino cheio de bolinhas.
Pesquisadores dizem que Walt percebeu que xadrezes e listras não eram uma novidade e que as bolinhas seriam algo novo.

O momento pós-guerra era propício para o auge dessa divertida estampa que surgiu em coleções como Dior, representando romantismo e feminilidade, e marcou figurinos de estrelas de Hollywood, como Marilyn Monroe e Audrey Hepburn.
Sua popularidade aumentou em 1960, com a canção “It’s bitsy teenie wennie yellow polka dot bikini” de Brian Hyland.
Celly Campello gravou a versão brasileira da canção, fazendo um tremendo sucesso, e ajudou a popularizar as estampas de bolinhas por aqui: quem nunca ouviu a música Biquíni de bolinha amarelinha?
Apesar de toda a discussão a respeito da origem dos poás, uma coisa é certa: As bolinhas dão um toque divertido e original em todas as peças e produções em que são aplicadas.
Se você como nós ama as bolinhas, veja conhecer as opções que temos em nossa loja online, clique aqui e se apaixone como nós.