A indústria brasileira e diversos outros setores da economia estão sofrendo os impactos da pandemia do novo coronavírus. Segmentos como os de alimentação, têxtil e automotivo – que atendem aos mercados interno e externo – estão atentos ao risco de o vírus afetar as fábricas. Por isso, existe uma grande preocupação com a prevenção, conscientização e proteção dos colaboradores dentro do ambiente de trabalho. Aqui na Cataguases, criamos um comitê para discutir o assunto e definir mudanças preventivas para nossos mais de 900 colaboradores.
O comitê reúne representantes de todas as áreas da empresa e definiu medidas como home office para a filial de São Paulo e significativas mudanças na rotina das unidades fabris localizadas em Cataguases, zona da mata mineira. Uma das iniciativas foi a ampliação da área de refeitório, para que os colaboradores possam manter uma distância segura durante as refeições – período de maior concentração de pessoas e que se repete em diversos turnos.
Também estão sendo realizadas campanhas de comunicação pautadas nos órgãos oficiais via WhatsApp, e-mail marketing e jornal mural. Há ainda outras ações, como a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção, aferição da temperatura corporal no acesso à fábrica, redução dos turnos de trabalho, reforço na limpeza das áreas comuns, oferta de álcool gel em mais pontos da fábrica e o cancelamento de viagens e eventos coletivos, como conferências. As reuniões e processos seletivos estão sendo realizados somente online; e todos os colaboradores do grupo de risco ou que apresentaram sintomas de gripe foram afastados.